O cão em eterna vigília





O cão em eterna vigília


I
E o cão fez vigília à minha porta,
na noite escura.
Tentei acender uma fogueira de gravetos,
recolhidos durante a jornada,
mas eles estavam molhados.
O vestido branco
bordado com poemas,
não me serve mais.
Caminho nua.
em meio à tempestade.
O barqueiro passa ao longe
com seus lampiões acesos no convés,
mas não me enxerga na noite densa.
O anel de pedras coloridas
ainda brilha no meu dedo indicador.
Ele poderia ser a minha bússola, mas não é.

II
Eu me desoriento na penumbra,
em meio aos cadáveres
que teimam em se levantar de suas tumbas.
Mas sigo em frente.
Não temo o açoite de raios e trovões
que ribombeiam sobre a minha cabeça.
Insisto. A estrada é escura a minha frente.
Mas uma lua de prata, ilumina-a, vez ou outra.
Os javalis uivam a minha passagem.
Os cães ladram.
As crianças choram e pedem pão.
Mas dentro de mim, só trago ausências.
Desilusões. Perdas.
Um punhado de dentes cuspidos nas mãos.
A boca torta. A língua presa. Um olho vesgo
.
III
O cavalo branco relinchou e fugiu,
levando consigo as estórias de fadas.
Não existe mais príncipes nem princesas,
só madrastas e bruxas e malvadas
bancando moças modernas.
Estou sozinha e caminho na escuridão.
Aferroada por grilhões pulsantes presos aos meus punhos.
Eles me libertaram da masmorra
mas ainda me mantém  algemada.
Meus livros foram queimados pelo incendio, 
que adentrou  minha morada.


IV
O seu amor – agora -- é um buquê
de espinhos
-- e lírios mortos -- 
em minhas mãos:
_  e sangra !

Paraty (RJ)  – Flip 2012

Comentários

Anônimo disse…
WOW!! This poem leaves me without words to express what I felt when I read it. This is dark and full of melancholy, such somber mood. But it is so beautiful at the same time, the choice of the images that it creates in one's mind and heart are just very powerful. Colors are so important in your poetry and here the black is contrasted with the white. There are no other colors, like words on a piece of paper.

This is a superb poem that must have left you empty after you wrote it because you wrote it with your soul.

A big hug.

Postagens mais visitadas deste blog

O canto da carroça

Nésperas do esquecimento

Valsa com a morte