Água para borboletas




"Eu sou quando e depois...
                                                                               ...   falo em águas”.     (Manoel de Barros)


Eu ainda acabo tendo um destino de árvore:
de tanto ficar sentada feito Buda,
não vou morrer, vou criar raízes.

Olho pela janela e vejo o dia dezaluzando lá fora. Tenho que entrar no site do banco e pagar um par de contas: do telefone, da energia elétrica, do gás. A prestação das meias que comprei pro inverno do ano passado e que nunca usei. Os moletons que importei da China pelo site muambeiro e que também ficaram guardados, pois quando aqui chegaram, já fazia um verão de 42 graus.  Os grilos já pedem carona lá fora, prá irem prá casa, no lombo das borboletas e eu aqui, sentada sobre a minha dor de pagar contas de coisas que não prestam nem prá fazer poesia. 

Não se pode usar moletons como sementes de estrelas. Bois não vestem meias. O inverno do ano passado já virou água no calendário da minha mesa e escorreu pela fonte dos meus desejos.  Só não foi esquecido na contabilidade dos meus credores, que lhe acrescentaram juros e multas e juros sobre juros. Juras de amor ninguém mais faz prá ninguém, a menos que seja no Dia dos Namorados, do Abraço ou do Beijo.  Afetos que ainda existem só nos crediários, prá gerar boletos, carnês e prestações vencidas. 

A cachorra emburrada embaixo da minha mesa, fez um cachecol com o próprio rabo, enquanto me espera prá sair e despejar seus dejetos na rua: cocô sobre a graminha verde daquele vizinho que usa um tapa olho com suspensórios; xixi nos canteiros de margaridas que a síndica mandou fazer só prá dar mais empregos pras empreiteiras da sua igreja; sem nenhuma  discriminação, porquê cachorro não sabe o que é isso, gente é que sabe. 

Cachorro tem parte com as delicadesas dos perfumes. Só distingue o cheiro ruim de quem não entende a linguagem canina dos rabos. E os presenteia com o que lhes vai dentro do corpo. Sem nenhuma vingança. Vingança é coisa de seres sem rabo.  

Ou os que os têm. 

Presos.

Imagem: Kukula



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O canto da carroça

Nésperas do esquecimento

Valsa com a morte