Queridos amigos: vou passar o feriadão pondo ordem no caos dos meus poemas, escritos aqui e acolá, agora que pretendo “ser” uma escritora séria...rs...dessas com livros publicados, leitores(será???),no mínimo uma biblioteca recheada de preciosidades, ainda que nunca lidas!!!!e ao abrir o computador, dei de cara com esse poema que , modéstia a parte, acho lindo, e completa dez anos, junto com a Activa Press. Talvez entre no libreto das comemorações da casa, Mas vcs recebem-no, antes...e já têm uma desculpa para o doce ócio da leitura, nesse tristonho 21 de Abril, de Tiradentes, que nem praia vai dar.... Mil beijos, Marisa


Réquiem para o Funeral de um
Poeta e seu Cavalo Branco

Marisa Rodrigues
I


Pedra azul. Ajoelho-me diante de ti
e te sinto fria. A noite pega-me pelos cabelos
e arrasta-me até o centro da Terra.
De ti quero somente
esse beijo com o gosto gelado da morte,
o andar trôpego de bêbado
a embarafustar-se por latas de lixos
e pesadelos alheios.
Noite cega.
Ponte de nós.
Que nada somos,
a não ser estrelas cadentes
de nós mesmos.
Nesse ritmo melífluo
luzes ofuscantes de neóns
embaralham-me a visão,
enquanto singro todos os asfaltos molhados.


II

Não consigo achar nem enxergar
o pote de ouro no fim do arco-íris.
Destonado. Destronado. Desfigurado.
Espreitam-me as flores de um buquê já murcho,
cansado de exalar o perfume dos rododendros.
Pálidas velas desvelam o meu cadáver
ambulante.

III


Caminho, cambaleante, com um archote aceso
na mão esquerda.
Na mão direita, trago o punhal de prata
que me livra dos pesadelos noturnos.
Com ele, degolo todos os cães negros
que, sem medo, ousam afrontar a minha Santidade.
Miro-me no espelho das tentações
e me descubro nua.
Eu, que já não sou virgem,
não me conformo com este corpo sangrando,
singrado de mares, estradas, ruas, quarteirões.


V


As cidades inteiras acendem suas luzes
e vêm espiar os infindáveis continentes
que se desenham em mim.
Um mapa geográfico de emoções,
dobrado em formato de bolso.
Para ser comprado em qualquer esquina
do tempo ou das estações:
_ primavera, verão, outono, inverno.
Inverno! Eis a minha marca registrada.
Comprem-me agora%

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O canto da carroça

Nésperas do esquecimento

Valsa com a morte